Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu
Não existem pontos de interesse

Bolsas de Exposições Museológicas Internas

Exposição de Fotografia "Sou Transmontana Sou Mulher: Retratos" por Lúcia Burbano

 

Em 2009 ao iniciar o seu estágio na Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, Lucía Burbano, fotojornalista catalã, propôs-se a descobrir as mulheres transmontanas através da fotografia. Para que o resultado final fosse além do olhar de um estranho que retrata as cenas pelas quais passa na rua, procurou-se introduzir uma perspectiva antropológica, que levou ao convite de Teresa Nóvoa para participar no projecto.
A recém-formada equipa partiu então ao encontro das mulheres de várias aldeias de Trás-os-Montes, dando início ao trabalho de campo que viria a durar cerca de cinco meses. Travou conhecimento com dezenas de mulheres que abriram as portas das suas casas e das suas vidas, contando os seus percursos, partilhando as suas intimidades e ensinando os seus saberes.
Esta proximidade mostrou realidades que despertaram a reflexão sobre o lugar diverso da mulher na esfera rural: não o da marginalização, raras vezes o da desigualdade, com frequência o do esquecimento; um lugar presente, valorizado, para o futuro.
A exposição “Sou transmontana, sou mulher: Retratos”, pretende assim dar rosto e voz a estas mulheres que vivem, trabalham e constroem o mundo (rural), através das suas imagens e das suas palavras.

imagem

Voltar