Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Alfândega da Fé recebeu o Poder da Colaboração

Alfândega da Fé
14 1 980 2500
11 Outubro 2019

2019 é o Ano Nacional da Colaboração e tendo o Município de Alfândega da Fé aderido às iniciativas do Fórum para a Governação Integrada recebeu ontem (10 de outubro) o 11º evento de “O Poder da Colaboração”. Trata-se de um ciclo de eventos que estão a decorrer em todo o país, com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o alto patrocínio do Presidente da República. O objectivo é mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa, através dos/das cidadãos/ãs e das instituições, para a relevância estratégica da colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização dos recursos disponíveis.

O Auditório da Casa da Cultura recebeu meia centena de participantes para ouvir e partilhar experiências na área da colaboração. Foram apresentados cinco projetos que se distinguem pelo seu carácter colaborativo. O projeto local “GIAV – Combate à Violência de Género”, desenvolvido pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé; o programa de intervenção no âmbito da violência nas relações interpessoais, também conhecido como “Violentómetro” e que surgiu na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; o projeto “Dar e Receber” da EAPN Portugal (Núcleo de Bragança); o projeto de actividade física regular para idosos, desenvolvido pelo IPB – Instituto Politécnico de Bragança, designado “+Idade +Saúde” e o projeto “Adélia”, da Comissão Nacional dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens em Risco.

Durante a sessão foi dada a oportunidade à audiência de apresentar uma ideia ou projeto colaborativo. Momento que foi aproveitado pela Associação Leque para apresentar o seu projeto “Arrecadar para ajudar” que recebeu recentemente o prémio BPI La Caixa Solidário.

O evento vai conhecer ainda mais edições no resto do país, sendo que o objetivo da organização é replicar o evento em 20 municípios. Este eventos pretendem constituir-se como momentos de encontro e partilha entre empreendedores sociais, organizações, comunidades educativas, redes interorganizacionais e empresas que desenvolvem trabalho colaborativo, e pessoas interessadas no tema da colaboração, com o principal objetivo de disseminar esta temática, através da divulgação de boas práticas colaborativas. Alfândega da Fé foi o único município do distrito de Bragança a aderir à iniciativa.

Voltar