Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Vila Flor

Vila Flor

O concelho de Vila Flor está integrado no distrito de Bragança, ocupando uma área de 265,82 Km2, e com uma população de 6697habitantes, distribuídos por 14 freguesias, sendo elas:

União de Freguesias de Assares e Lodões, Benlhevai, União de Freguesias de Candoso e Carvalho de Egas, Freixiel, União de Freguesias de Valtorno e Mourão, União de Freguesias de Vila Flor e Nabo, Roios, Samões, Sampaio, Santa Comba da Vilariça, Seixo de Manhoses, Trindade, Vale Frechoso,União de Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas.

Vila Flor é limitado a Norte pelo concelho de Mirandela do qual, em parte, o separa o rio Tua; a Nordeste confina com Macedo de Cavaleiros; a Este e Sudeste com os concelhos de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo e a Oeste com o concelho de Carrazeda de Ansiães. Este é um concelho planáltico, encontrando-se entre o rio Tua a poente, a ribeira da Vilariça a nascente, a Serra de Bornes a Norte e o planalto de Carrazeda de Ansiães a Sul, integrado na zona denominada Terra Quente Transmontana e incluído na Região Demarcada do Douro. Cultiva-se vinha, cereal, sendo outra importante produção o azeite. Nas zonas menos férteis cria-se gado, sobretudo ovino e caprino.

As principais actividades económicas do concelho são a agricultura, as empresas e cooperativas agro-industriais ligadas à transformação e comercialização do azeite, vinho, dos lacticínios e dos cogumelos, a produção e comercialização de água mineral gaseificada.

O concelho de Vila Flor, é bastante rico em termos de recursos turísticos, impulsionados quer pela sua beleza paisagística quer pelo seu valor patrimonial, sendo por isso, o turismo, uma actividade que começa a ter um grande realce. O complexo do Peneireiro com parque de campismo, campos de jogos, e um circuito de manutenção e piscina da barragem do Peneireiro, é a principal área de lazer. São também vários os miradouros existentes por todo o concelho, entre os quais são de destacar o da Senhora da Lapa em Vila Flor, e o da Senhora da Assunção em Vilas Boas. Existe ainda um vasto património histórico, nomeadamente inúmeras casas brasonadas, espalhado um pouco por todas as aldeias deste concelho.

Mapa de Freguesias de Vila Flor

Voltar