Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Mirandela

Mirandela

O concelho de Mirandela está integrado no distrito de Bragança, ocupando uma área de 658,97 Km2, e ocupada por 23850 habitantes divididos por 30 freguesias, uma das quais com sede em vila (Torre de dona Chama), distribuídas e alinhadas pelos vales dos rios Tuela e Rabaçal, os quais a Norte do Município, se unem para dar origem ao Tua. As 37 freguesias que compõem este concelho são:

Abambres, Abreiro, Aguieiras, Alvites, União de Freguesias de Avantos e Romeu, União de Freguesias e Avidagos, Navalho e Pereira, União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa, Bouça,

O concelho é limitado a Norte pelo concelho de Vinhais, a Leste por Macedo de Cavaleiros, a Sul por Vila Flor,e por Carrazeda de Ansiães e a oeste por Murça e Valpaços. Morfologicamente, o concelho é marcado pela extensa depressão limitada pelo planalto de Vila Flor a Sul, pela Serra dos Passos a Oeste; pela Serra de Bornes a Este; e dominada pelos vales dos rios Tuela e Rabaçal, deste modo o território concelhio surge-nos como uma massa geográfica alongada de Norte a Sul pelos Vales dos referidos rios. As espécies que ordenam a paisagem no concelho de Mirandela são fruto do solo, do clima e da influência do homem transmontano destacando-se a oliveira, a figueira, e o sobreiro.

O Concelho de Mirandela é o principal pólo de desenvolvimento da Terra Quente Transmontana ao nível económico, social, e cultural, conferida pela sua localização geográfica e vias de comunicação o atravessam, e que o colocam no caminho do desenvolvimento.

A agricultura ainda é a actividade predominante no concelho, contudo, o comércio e a industria, em destaque a agro-alimentar, são actividades cada vez mais emergentes. Bem conhecida é a Reginorde, a maior Feira de actividades empresariais de Trás-os-Montes.

De entre todos os produtos da região, merecem um especial destaque, a famosa alheira de Mirandela, o azeite, o queijo, o mel, e a couve penca de Mirandela.

O turismo poderá ser uma das principais actividades do município, dadas as características únicas, conferidas sobretudo pelo rio Tua que atravessa a cidade de Mirandela, sendo-lhe, por isso, atribuído também o nome de princesa do Tua e cidade jardim. O rio Tua proporciona excelentes espaços de lazer, como são as diversas zonas verdes e praias fluviais classificadas, existentes ao longo do seu leito. Os desportos náuticos, nomeadamente as provas de Jetski, trazem todos os anos no Verão inúmeros visitantes a esta região. O vasto património histórico espalhado pelas aldeias que constituem este concelho, são também um atractivo que vale a pena visitar e conhecer. A caça e a pesca são ainda duas actividades que podem ser praticadas na região.

Mapa de Freguesias de Mirandela

Voltar