Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Macedo de Cavaleiros

Macedo de Cavaleiros

O concelho Macedo de Cavaleiros pertencente ao Distrito de Bragança, é um município com 699,21 km² de área, e 15776 habitantes, subdividido em 30 freguesias, sendo elas:

União de Freguesias de Ala e Vilarinho do Monte, Amendoeira, Arcas, União de Freguesias de Talhinhas e Bagueixe, União de Freguesias de Bornes e Burga, Carrapatas, União de Freguesias de Castelãos e Vilar do Monte, Chacim, Cortiços, Corujas, União de Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco, Ferreira, Grijó de Vale Benfeito, Lagoa, Lamalonga, Lamas de Podence, Lombo, Macedo de Cavaleiros, Morais, Olmos, Peredo, União de Freguesias de Podence e Santa Combinha, Salselas, Sesulfe, Talhas, Vale Benfeito, Vale da Porca, Vale de Prados, Vilarinho de Agrochão, Vinhas.

O município é limitado a Norte pelo município de Vinhais, a Nordeste por Bragança, a Leste por Vimioso, a Sul por Mogadouro e Alfândega da Fé, a Sudoeste por Vila Flor e a Oeste por Mirandela.

O território concelhio tem, a Norte a Serra de Nogueira, a Sul a Serra de Bornes e, a Este, o Monte de Morais.

As condições climáticas e a fertilidade do solo fazem do concelho um bom produtor vinhos, cereais, carne de bovino, ovino e caprino, azeite e castanha.

O concelho de Macedo de Cavaleiros possui parte da sua área incluída na Rede Natura 2000, como são o Maciço de Morais, um ecossistema extraordinário com plantas raras, a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, resultante da construção de uma barragem e que é o exemplo de que a acção do homem na natureza pode ser compatível e respeitadora do meio ambiente. Os Vales de Sabor-Maçãs, das Serras de Montesinho-Nogueira, do Romeu, são outros exemplos de Sítios da Rede Natura 2000.

Todo este património natural torna este concelho, um destino turístico por excelência, muito procurado e bem no centro de Trás-os-Montes. A Serra de Bornes é um local ideal para a prática de Asa Delta e Parapente. Já a Barragem do Azibo ex-líbris da região, tem condições propícias para a prática de desportos náuticos não motorizados, possuindo também duas praias fluviais com Bandeira Azul.

Os famosos Caretos de Podence retratam e mantêm a tradição carnavalesca de Podence. A sua história, os seus fatos, chocalhos e máscaras podem ser vistos na Casa do Careto, em Podence.

Para além do referido, existe um vasto património construído, histórico e artístico, que retrata a região, e que deve e merece ser visto, e que se encontra espalhado um pouco por todas as aldeias que compõem o concelho.

Mapa de Freguesias de Macedo de Cavaleiros

Voltar