Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Carrazeda de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

O concelho de Carrazeda de Ansiães pertence ao distrito de Bragança, ficando situado no seu extremo Sudoeste. É um município com 279,25 km² de área e uma população de 6 373 habitantes, distribuídos pelas 14 freguesias que constituem este concelho, sendo elas:

União de Freguesias de Amedo e Zedes, União de Freguesias de Lavandeira, Beira Grande e Selores, União de Freguesias de Belver e Mogo de Malta, Carrazeda de Ansiães, União de Freguesias de Castanheiro do Norte e Ribalonga, Fontelonga, Linhares, Marzagão, Parambos, Pereiros, Pinhal do Norte, Pombal, Seixo de Ansiães, Vilarinho da Castanheira.

O concelho de Carrazeda de Ansiães, situa-se na margem direita do rio Douro e na esquerda do seu afluente, rio Tua. Estes rios são duas fronteiras naturais que separam Carrazeda de Ansiães respectivamente dos concelhos de Murça e Mirandela a Norte, Alijó a Oeste e S. João da Pesqueira a Sudoeste. Faz fronteira ainda com os concelhos de Vila Flor a Nordeste e Vila Nova de Foz Côa a Sul. Na margem direita do Douro faz fronteira com o concelho de Torre de Moncorvo.

O concelho de Carrazeda de Ansiães, embora influído na Terra Quente Transmontana, apresenta características e realidades, que embora diferentes, se complementam. A parte Norte, zona de planalto, apresenta características da Terra Fria, zona mais agreste, onde predomina o granito, alguma vinha, maçã e cereal. A parte Sul, na direcção do rio Douro e Tua, a temperatura sobe, mudando também a paisagem, agora com características da Terra Quente Transmontana, os vales encaixados do Tua e Douro, onde predomina o xisto, a vinha, a oliveira e a amendoeira, e onde se produz o afamado vinho do Porto, cuja qualidade é inigualável e mundialmente conhecido.

Carrazeda de Ansiães é um concelho tipicamente rural, onde a agricultura continua a ser a actividade económica preponderante. O vinho do Porto e de mesa, a maçã e o azeite, são considerados produtos de grande qualidade e que trazem um rendimento considerável a esta região, e é neste sentido, e de modo a divulgar estes produtos, que anualmente se organiza a Feira da Maçã do Vinho e do Azeite.

O turismo tem vindo a ter especial destaque, pois os aspectos de interesse natural e cultural da região, justificam uma visita ao concelho, é para dar especial relevo a esses aspectos que surgiu a Rota do Douro, aproveitando o facto de parte do concelho estar classificado como Património da Humanidade – o Alto Douro Vinhateiro. A Rota do Douro, passando por alguns dos mais importantes monumentos do concelho, por paisagens deslumbrantes, pelas quintas do Douro, e com o apoio da gastronomia e os vinhos de elevada qualidade, representa um ex-líbris do concelho, sendo por isso um percurso que vale a pena efectuar.

Já o planalto de Carrazeda de Ansiães é um território que oferece características ímpares para o exercício da caça. Para os amantes da pesca, desporto repousante e relaxante, pode ser praticada nos rios Tua e Douro. Existem ainda os miradouros do Alto da Senhora da Graça, Senhora da Saúde e o Senhor da Boa Morte, que oferecem um panorama deslumbrante.

Mapa de Freguesias de Carrazeda de Ansiães

Voltar