Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Alfândega da Fé

Alfândega da Fé

Alfândega da Fé, Cerejais, União de Freguesias de Pombal e Vales, Sambade, Vilar Chão, Vilarelhos, Vilares de Vilariça, União de Freguesias de Ferradosa e Sendim da Serra, União de Freguesias de Gebelim e Soeima, União de Freguesias de Parada e Sendim da Ribeira, União de Freguesias de Agrobom, Saldonha e Vale Pereiro, União de Freguesias de Eucísia, Gouveia e Valverde

O concelho tem uma geografia bastante acidentada, tendo como referência a Serra de Bornes a Norte, a Sul o vale do rio Sabor, a Este o Planalto de Castro Vicente e a Oeste o vale da Vilariça. É atravessado pelos vales da Ribeira de Zacarias na área central, e da ribeira de Vilariça na fronteira Vila Flor.

A agricultura e a agro-pecuária são as principais actividades económicas. A cereja, o azeite e a amêndoa atingem em Alfândega da Fé, qualidade reconhecida, assim como os produtos resultantes da transformação destas matérias-primas. Na pecuária predominam a criação de ovinos e caprinos, produzindo carnes e queijo de renome. A qualidade destes produtos, assume-se como um cartaz turístico de muita relevância para o concelho, com a realização anual da Feira da Cereja e dos Produtos Biológicos, que traz a esta região um número elevado de visitantes.

Um ramo económico em desenvolvimento é o do turismo, pois graças às características do concelho possui potencialidades que atraem cada vez mais os visitantes. A Estalagem Hotel & Spa Alfândega da Fé e a Serra de Bornes são um bom motivo para o contacto com a Natureza. As antigas Escolas Primárias, transformadas em alojamentos rurais, permitem aos visitantes um contacto directo com a população, assim como a vivência do dia a dia das gentes deste concelho. A reserva de caça turística de Zacarias, para quem gosta deste desporto, merece também uma visita.

Mapa de Freguesias de Alfândega da Fé

Voltar