Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Sistema de Informação Geográfica - SIG

Considerando a profunda evolução tecnológica, operada pelo desenvolvimento de novas e importantes ferramentas informáticas, a associação de municípios da terra quente transmontana (AMTQT) criou em 2001 um grupo de trabalho na área de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Um SIG consiste num conjunto de ferramentas de software e hardware, que, congregando e integrando informação espacial e alfanumérica, são especialmente direccionados para armazenar, organizar, representar e analisar a informação relativa ao território e sociedade, e suas componentes temáticas associadas aos interesses dos municípios.

À escala municipal, um SIG é entendido como um poderoso instrumento de análise e gestão de informação, que serve de forma eficaz e racional a gestão do território, potencializando a modernização funcional da instituição e municípios associados.

O grupo de trabalho tem por objectivo a manutenção de informação geográfica actualizada em diversas áreas temáticas permitindo assim a técnicos e decisores maior facilidade e rapidez nas tomadas de decisão, planeamento estratégico e estabelecimento de políticas.

São exemplos de trabalhos desenvolvidos nesta área, a Caracterização das Unidades Industriais da TQT, a Carta de Equipamentos Desportivos, a elaboração e participação na Carta Educativa dos municípios associados, Elaboração de Planos de Ordenamento Cinegético de Zonas de Caça Municipais, Planos Operacionais Municipais, participação em planos de mobilidade, gestão e disponibilização de informação geográfica no geoportal.

Voltar