Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Ruído

No âmbito das competências atribuídas aos municípios constantes no Regulamento Geral do Ruído - RGR, a AMTQT criou e tem mantido em actividade a área de Ruído.

A AMTQT dá apoio técnico aos municípios associados, em resposta a reclamações de incomodidade apresentadas às autarquias, na medição para verificação de conformidade com o RGR e emissão de relatórios.

Os mapas de ruído da Terra Quente Transmontana, ferramenta estratégica de análise e planeamento, foram executados com o apoio financeiro do Instituto do Ambiente. Contudo, tendo em consideração o prescrito no novo RGR, em 2008 houve necessidade de proceder à adaptação dos mapas de Ruído existentes aos novos indicadores definidos no RGR. Este instrumento de ordenamento, parte integrante dos PDM’s, possibilita um planeamento estratégico, sem descurar o bem estar associado à temática do ruído, permitindo proceder à fiscalização, controle e definição de áreas críticas de poluição sonora, bem como elaborar planos de redução de ruído em zonas onde se justifique.

Voltar