Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Saúde Pública e Ambiente

Consciente da necessidade da Terra Quente se dotar de uma infraestrutura em conformidade com a legislação vigente, mas também no sentido de criar uma sensibilidade colectiva para os animais de companhia justificam o Canil Intermunicipal da Terra Quente Transmontana.

Em funcionamento desde 2005 o canil intermunicipal tem actuado no domínio da saúde pública e do meio ambiente sendo considerado um modelo de recepção e acolhimento de animais. Conscientes da necessidade de dar cumprimento à legislação comunitária tornou-se necessário dotar este sub espaço regional de infra-estrutura de tratamento dos cadáveres dos animais de companhia, projecto esse, que ficou concluído em 2008 tendo entrado em funcionamento no 2º trimestre.

Pretende-se incidir sobre o fomento das adopções voluntárias dos animais capturados e proceder à divulgação e distribuição do Guia do Animal de Companhia junto das escolas, no canil e nas Câmaras Municipais.

A legislação vigente atribui competências ás câmaras municipais na área do bem-estar animal, controlo de zoonoses e controlo de animais errantes.

É objectivo da Associação de Municípios estabelecer protocolos com outros municípios vizinhos no sentido de disponibilizar este serviço de tratamento de cadáveres, permitindo racionalizar recursos e rentabilizar a infra-estrutura.

Voltar