Passar para o Conteúdo Principal
Partilha
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Menu

Comemorações do Feriado Municipal | Alfândega da Fé inaugura exposição sobre a indústria da tecelagem e das sedas

Alfândega da Fé
1 1 980 2500
04 Maio 2018

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal, que se assinala a 8 de maio, o Município de Alfândega da Fé vai inaugurar a exposição “Quando as periferias são centros: a indústria de tecelagem e das sedas”. Uma iniciativa que tem lugar às 15h30, na Galeria Manuel Cunha, da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e que vai estar patente até 29 de junho.

Trata-se de uma exposição documental e etnográfica que explica a história da sericultura e da indústria da seda em Trás-os-Montes e que será mote para se falar sobre a importância que a cultura da seda teve, em tempos, no concelho de Alfândega da Fé. A abertura da exposição contará com intervenções da Presidente da Câmara Municipal, Berta Nunes e do historiador alfandeguense, Francisco José Lopes, que serão seguidas de uma visita guiada, orientada por Ana Afonso, Diretora do Museu do Abade de Baçal.

O acervo inclui peças do Arquivo Distrital de Bragança, do Real Filatório de Chacim, da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, do Museu da Seda de Freixo de Espada à Cinta e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. De destacar que vão estar patentes a Carta de Foral do Município e a Bandeira da Municipalidade de Alfândega da Fé, que pertencem ao Museu do Abade de Baçal.

Durante a manhã cumpre-se a sessão solene do hastear da bandeira, às 10h00, no edifício da Câmara Municipal e o desfile da Banda Municipal de Alfândega da Fé. O Feriado Municipal celebra-se pelo terceiro ano consecutivo a 8 de maio, data que assinala a atribuição da Carta de Foral pelo Rei D. Dinis, em 1294, ao concelho de Alfândega da Fé.

Voltar